Informar, acolher e integrar
A PAR tem um papel relevante na divulgação de informação e na sensibilização da sociedade portuguesa para as questões relacionadas com a integração de refugiados, com políticas e medidas de acolhimento, bem como, sobre as questões relacionadas com a atual crise de refugiados vivida na Europa. Assumimos um papel interventivo, junto do Governo e demais entidades, na defesa da população refugiada acolhida em Portugal, melhorando os mecanismos, as regras e as políticas de acolhimento – no cumprimento da Convenção de Genebra Relativa ao Estatuto do Refugiado.
Para a PAR o envolvimento da nossa comunidade é muito relevante e por isso estivemos, estamos e estaremos junto das escolas, das universidades, das coletividades realizando várias ações de esclarecimento e informativas sobre a natureza, as características, necessidades e oportunidade que o acolhimento de refugiados envolve.
Na PAR, o eixo Sensibilização é determinante para evitar equívocos, falhas, ou até mesmo, erros sobre quem são os refugiados que Portugal acolhe, quais os direitos e deveres que lhes assistem e quais as oportunidades que Portugal lhes pode oferecer.
Por tudo isto, desenvolvemos um trabalho muito próximo junto de toda a comunicação social, assim como divulgando o nosso trabalho junto das redes sociais da PAR (Facebook, Instagram e YouTube) e, igualmente, desenvolvendo várias ações e campanhas de sensibilização.
Para a PAR uma comunidade informada está apta a melhor acolher, disponibilizando os recursos necessários e, assim, ao melhorar no acolhimento melhoramos na integração das famílias refugiadas que encontram em Portugal uma segunda oportunidade de vida.